>

sexta-feira, 19 de março de 2010

Realizada reunião do Conselho Técnico da Divisão Especial


Na tarde desta terça-feira foi realizada na sede da Federação Catarinense de Futebol a reunião do Conselho Técnico de Futebol Profissional da Divisão Especial de 2010, para deliberar sobre os Regulamentos Específicos dos Campeonatos das Categorias “Profissional”, “Júnior” e “Juvenil” a serem disputados no corrente ano.

Os 10 clubes integrantes da Divisão Especial de 2010 são os seguintes:

1 – Clube Náutico MARCÍLIO DIAS - Itajaí

2 – Associação Cultural, Recreativa e Esportiva ATLÉTICO Cidade - Tubarão

3 – HERCÍLIO LUZ Futebol Clube - Tubarão

4 – Futebol Clube do PORTO – Porto União

5 – CAMBORIÚ Futebol Clube - Camboriú

6 – CONCÓRDIA Atlético Clube - Concórdia

7 – JOAÇABA Atlético Clube - Joaçaba

8 – VIDEIRA Esporte Clube - Videira

9 – Esporte Clube PRÓSPERA - Criciúma

10 – Sociedade Desportiva XV DE OUTUBRO – Indaial

Participaram da reunião o Presidente da Federação Catarinense de Futebol (FCF), Dr. Delfim Pádua Peixoto Filho, o Vice-Presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e Gerente do Departamento Técnico da FCF, Fábio Marcel Nogueira, o Procurador Jurídico da FCF, Rodrigo Goeldner Capella, o Diretor de Futebol Não-Profissional e Assessor Técnico da FCF, Júnior Moresco, o Chefe do Departamento de Registro e Transferência da FCF, Manoel da Cunha, além dos presidentes ou representantes dos dez clubes da Divisão Especial de 2010.

Inicialmente, o Presidente da FCF passou a palavra ao Procurador Jurídico da entidade, que fez uma explanação jurídica com o objetivo de informar que, de acordo com o disposto no art. 9º da Lei Federal nº 10.671, de 15 de maio de 2003 – Estatuto de Defesa do Torcedor, o regulamento específico da competição teria que ser o mesmo do campeonato do ano passado.

Assim sendo, foi devidamente aprovado por unanimidade de votos, tendo em vista a lei acima mencionada, que o Regulamento Específico do Campeonato Catarinense de Futebol Profissional da Divisão Especial de 2010 será idêntica a do campeonato de 2009, sendo que apenas serão substituídos os clubes que ascenderam da Divisão Especial de 2009 à Divisão Principal de 2010 (Imbituba e Juventus) pelos que foram rebaixados da Divisão Principal de 2009 para a Divisão Especial de 2010 (Marcílio Dias e Atlético Tubarão) e o que foi rebaixado da Divisão Especial de 2009 para a Divisão de Acesso de 2010 (NEC) pelo que foi o campeão da Divisão de Acesso de 2009 (XV de Outubro).

A competição iniciará no dia 1º de agosto e terminará no dia 4 de dezembro. O prazo final para registro de atletas terminará no dia 14/10/2010.

Nos meses de agosto e setembro os jogos serão realizados somente aos domingos. A partir do mês de outubro os jogos também serão realizados nas quartas-feiras. Os jogos do Marcílio Dias serão realizados nas quartas-feiras, tendo em vista a sua participação do Campeonato Brasileiro da Série “D” de 2010.

Ficou decidido que os 10 clubes terão que disputar, obrigatoriamente, os campeonatos das categorias “Júnior” e “Juvenil” de 2010, uma vez que a CBF determinou que os clubes profissionais terão que disputar, obrigatoriamente, pelo menos duas categorias de base.

Também ficou decidido na tarde de hoje a forma de disputa dos campeonatos das categorias “Júnior” e “Juvenil” da Divisão Especial de 2010.

Ambas as competições terão a forma de disputa idênticas, sendo que, na 1ª Fase, os jogos da categoria “Juvenil” ocorrerão sempre nas preliminares dos jogos da categoria “Júnior”.

Nas duas competições das categorias de base, os dez clubes serão divididos em dois grupos de cinco equipes cada um:

Grupo “A”:

Porto, Concórdia, Videira, Joaçaba e XV de Outubro;

Grupo “B”:

Marcílio Dias, Camboriú, Atlético Tubarão, Hercílio Luz e Próspera.

Na 1ª Fase os clubes jogarão entre si somente dentro do próprio grupo em turno e returno, classificando-se para a 2ª Fase (Semifinal) as duas primeiras colocadas de cada grupo.

Na 2ª Fase o primeiro colocado de um grupo enfrentará o segundo colocado do outro grupo, em dois jogos de ida e volta, sendo que o vencedor de cada uma das disputas classificar-se-ão para a 3ª Fase (Finais) Se houver empate em número de pontos ganhos, o saldo de gols definirá o classificado. Se ambos os clubes terminarem a disputa empatados, também, no saldo de gols, haverá a disputa de pênaltis.

A 3ª Fase (Finais) será disputada pelos dois clubes vencedores da 2ª Fase (Semifinais) e a forma de disputa será a mesma da 2ª Fase (Semifinais). Será mandante do jogo de volta o clube que obtiver o melhor índice técnico em toda a competição.

As duas competições iniciarão no dia 15 de maio e terminarão no dia 14 de agosto.

O prazo final para registro de atletas terminará no dia 17/06/2010.

A primeira rodada terá os seguintes jogos:

Grupo “A”: Concórdia X Videira e XV de Outubro X Porto. Folgará o Joaçaba.

Grupo “B”: Hercílio Luz X Atlético Tubarão e Próspera X Marcílio. Folgará o Camboriú.